Módulo 11 Tecnologias Audiovisuais




1826 - Aparecimento da primeira fotografia



A primeira fotografia  é uma imagem produzida em 1826 pelo francês Joseph Nicéphore Niépce, numa placa de estanho coberta com um derivado de petróleo fotossensível chamado Betume da Judeia. A imagem foi produzida com uma câmera, sendo exigidas cerca de oito horas de exposição à luz solar.





1878 - Fotografia em movimento




Muybridge fotografou com sucesso o galope de um cavalo quadro a quadro, usando uma série de 24 câmaras. A primeira experiência com sucesso ocorreu em 11 de Junho, com a imprensa presente. Muybridge utilizou uma série de 12 câmaras estereoscópicas a uma distância de 21 polegadas umas das outras para cobrir os 20 pés tomados por um passo do cavalo, tomando retratos em um milésimo de um segundo.




1889 - O som e a imagem


O som tem uma história no cinema, muito longa. Encontra-se documentado que por alturas de 1889, Thomas Edison, tentou sincronizar o som com as imagens de um filme, apesar não se saber muito mais em concreto. Nos frenéticos anos 20, os locais de convívio aumentaram e alteraram-se, e as pessoas passaram a frequentar mais os cabarets, os night-clubs e os casinos.A grande atracção da época era o cinema, tornando-se Hollywood o maior centro de produção de filmes mudos. As grandes estrelas que encarnavam as personagens nos ecrãs, eram o alvo de adoração de milhões de pessoas, como é o caso de Charlie Chaplin, encarnando a sua personagem Charlot.


1895 - Aparecimento do cinema






Surgimento do cinema com a invenção dos irmãos Lumière, em Paris. A técnica foi desenvolvida para fins científicos e tornou-se peça fundamental do imaginário coletivo do século XX. 









1942 - Aparecimento da televisão









Desde o inicio do século XIX, os cientistas estavam preocupados com a transmissão de imagens à distância. E foi com a invenção de Alexander Bain, em 1942, que se obteve a transmissão telegráfica de uma imagem (fac-símile), actualmente conhecido como fax.









1956 - Aparecimento do video




Foi com a invenção de um gravador capaz de registar as imagens eletrónicas, ou sinais vídeo, que apareceu este novo sistema de comunicação

É claro que estes meios no início só eram acessíveis a instituições muito limitadas, lembrem-se que este é um dos mais potentes meios de comunicação, o que significa que é eleito para veicular ideologias, logo na terra do tio Sam o controlo era e é o preço. O vídeo, é uma tecnologia de processamento de sinais eletrónicos, analógicos ou digitais, para capturar, armazenar e transmitir ou apresentar uma sucessão de imagens com impressão de movimento. A aplicação principal da tecnologia de vídeo resultou na televisão, com todas as suas inúmeras utilizações, seja no entretenimento, na educação, engenharia, ciência, indústria, segurança, defesa, artes visuais.O termo vídeo ganhou com o tempo uma grande abrangência. Chama-se também de vídeo uma gravação de imagens em movimento, uma animação composta por fotos sequenciais que resultam em uma imagem animada, e principalmente as diversas formas de gravar imagens eletronicamente em fitas (analógicas ou digitais).


Camara de vídeo


                                                                                                       
Uma camara de vídeo é um objeto que já utilizamos há bastante tempo, para recordar momentos importantes, ou que nos digam algo.Este objeto tem a capacidade de captar imagens em tempo real, mas não capta só imagens, tem a enorme capacidade de registar todos os movimentos e sons que estão á sua volta e que consegue alcançar. Para as camaras de filmar conseguirem captar esses movimentos, são necessários milhares e milhares de fotografias para que se obtenha o resultado esperado (movimento). A camara foi muito importante, tanto para as pessoas que queriam recordar batizados, casamentos, etc., como para a história do cinema .Não observamos só a imagem pelo monitor da camara em si, mas também por um monitor de computador ou numa televisão se estiverem ligados de alguma forma, a camara atingiu um ponto muito alto na tecnologia porque é possível ter muita facilidade com isto tudo.Temos um botão para proceder com a filmagem, um botão que se pode parar a filmagem, e um botão para acabar de filmar. Também temos um facto que nos indica quantos minutos tem a nossa filmagem.

 Tipo de Camaras


Dentro do panorama vídeo amador, podemos encontrar no mercado três tipos de câmaras: a câmara VHS, a câmara VHS-C e a câmara de vídeo 8, ou seja de 8 milímetros. Pode-se ainda falar de um outro formato, a S-VHS (Super VHS) ou S-VHS-C, que podemos definir como uma versão melhorada da câmara VHS-C. O que há a reter é que devemos optar por um único destes formatos, e aí investir na aquisição de acessórios, para não corrermos o risco de dispersarmos o nosso investimento por uma série de peças ou cassetes diferentes, que mais não farão do que confundir-nos a par e passo na produção de qualquer vídeo, desde a simples reportagem de uma atividade escolar ou de uma visita de estudo até a um Projeto mais sofisticado.



dsr-400:
3-CCDs 2/3 polegadas tipo PowerHAD EX CCD 4:3. Apresenta agora painel LCD de 2.5 polegadas de movimento livre (semelhante ao que já é aplicado nas câmaras de menor porte como DSR-PD170, HVR-Z1 …), slot para Memory Stick, botões com funções programáveis pelo utilizador e visor eletrónico da capacidade da bateria.
dsr-450ws:
3-CCDs 2/3 polegadas tipo PowerHAD EX CCD 16:9 (Widescreen), permitindo gravações tanto em 4:3 como em 16:9. Além de todas as características apresentadas pelo modelo DSR-400, a DSR-450WS oferece o modo de trabalho em 24P (23.976P) modo progressivo com pull-down 2-3, gamma seleccionável e slow shutter.

 Sistemas de Gravação



Primeiros aparelhos:






O primeiro Videocassete desenvolvido foi U-matic da Sony, introduzido comercialmente em setembro de 1981. Até o final da década de 1970, a gravação em meio magnético era feita com videotapes (videotapes), fitas magnéticas de 1 ou 2 polegadas de largura acondicionadas em carretéis. Os equipamentos eram caros e pesados e seu uso para o mercado amador praticamente inexistia. Usou-se então para o vídeo o conceito de "cassete" desenvolvido pela Philips nos anos 60 para as fitas de áudio, onde os carretéis das fitas para gravadores de áudio foram colocados em uma caixinha plástica. Do mesmo modo a fita de vídeo foi montada em uma caixa com uma tampa retrátil que permitiria sua colocação no gravador de maneira mais rápida e prática (sem precisar passar ao redor da cabeça de leitura ou por polias) além de ser protegida do contato com as mãos
A Sony criou o formato conhecido como Betamax lançando-o no mercado dos EUA em Novembro de 1975. A novidade estava em usar uma fita de 1/2 polegada de largura que ao ser extraída do cassete envolvia as cabeças de gravação e leitura de uma maneira que a troca de informação fosse maior, com consequente reflexo na qualidade da imagem. O Betamax possuía originalmente um tempo de gravação de 1 hora por fita que após a chegada de concorrentes passou a 2 horas por fita. Por causa de uma política de exclusividade da Sony o Betamax foi franqueado para poucas empresas entre elas a Sanyo e a NEC.Em 1976 surgiu um formato concorrente lançado pela JVC conhecido como Video Home System, o VHS, também com fitas de 1/2 polegada que logo foi franqueado para outras empresas como a Matsushita (Panasonic), Sharp, Zenith, RCA, o que acelerou sua difusão pelo mundo. O VHS possuía um tempo de gravação de duas horas.Durante vários anos estes dois formatos concorreram pela preferência do consumidor. O formato VHS aos poucos prevaleceu a ponto de ao longo dos anos a Sony ficar isolada como única fabricante de aparelhos Betamax até que ela própria encerrou a fabricação deste tipo de aparelho e adotou o padrão VHS.



os suportes de gravação de vídeo
Analógicos
VHS – É um formato de vídeo analógico normalmente utilizado pelas videocassetes (VCR). Tem como grande vantagem, poder retirar-se a fita e coloca-la na videocassete para vermos o que foi gravado, mas podemos ver isto, mesmo após a filmagem. Como desvantagem tem o tamanho da fita, pois obriga a que as câmaras sejam grandes. A resolução de imagem é de 230 a 250 linhas horizontais.
VHS-C – É um formato do mesmo tipo de do VHS padrão, só que possui fitas mais compactas, permitindo que as câmaras sejam mais pequenas. Tem como desvantagem o tamanho menor da fita  o que reduz também o tempo de gravação, este cai de 30 a 45 minutos de gravação. No entanto, é exequível alcançarmos os 60 ou 90 minutos de gravação no modo extendido mas com perda de qualidade;
Super VHS – Este tipo de câmaras são do mesmo tamanho das VHS padrão, apenas oferecem mais qualidade . As fitas Super VHS não se produzem nos aparelhos de videocassete VHS (podemos assistir aos vídeos, ligando a câmara à TV);
Super VHS-C – é mais compacta e tem muita mais qualidade.
8 mm – Utilizam fitas do tamanho das de cassetes de áudio sendo também mais juntas que os outros tipos. A qualidade da imagem é um pouco melhor que da VHS
Hi-8 – Estas câmaras são idênticas às 8mm, apensa se podem diferenciar pela sua qualidade .
Digitais
Mini DVD – As câmaras deste formato são muito comprimidas e cabem até na palma da mão. Possuem uma qualidade de imagem superior às analógicas, chegando a ter 520 linhas de resolução horizontal. Conectam-se a computadores para transferir imagens e tiram fotos como câmaras fotográficas digitais.
DVD – Estas câmaras são juntas como as MINI DV, porém a diferença está na utilização de mídias de DVD para gravar os filmes;
HDD – Comprimidas como os outros modelos, contudo, utilizam um disco rígido para gravar as imagens.

Estúdio de Gravação

Um estúdio de gravação é um espaço que é destinado precisamente para aquilo, ou seja, gravar sons. Este espaço é utilizado especialmente para isto mas também para um único objetivo, conseguir aceder á difusão sonora, aos baixos níveis de reflexão reverberação adequada, etc. Existem vários tipos de estúdios que são destinados a coisas diferentes que acabam por ter o mesmo objetivo. São utilizados para as bandas gravarem, para fazer dobragens, para obter sons para filmes, para gravar qualquer tipo de som. No estúdio tem o espaço onde gravam os sons, e no mesmo espaço mas um pouco mais afastado do local onde se grava os sons, estão todos os instrumentos necessários para a gravação desse mesmo som.



Acessórios vídeo e áudio


Fitas, CD, DVD, transcodificador transcoder, limpadores de leitores de CD/DVD, adaptadores, conectores, cabos, extensores repetidor de sinal para controle remoto, eliminadores de pilhas e baterias, antenas e sintonizadores, microfones, atenuadores de volume, apoios anti-vibração, home theater, amplificadores, conversores de mídia, molduras, bases, canaletas, colunas, racks, pedestais, retroprojector, mesa, tripé para tela, porta aparelhos de áudio, torre duplicadora, protectores auriculares, espuma para microfone, estabilizadores, conversores de energia, distribuidores de sinal.

tripés
Existe a necessidade de se optar por um suporte fixo onde possa assentar a câmara, para assim se poder evitar oscilações indesejadas, permitindo uma maior regularidade nos movimentos de panorâmica ou de “travelling”, e mesmo no caso da câmara fixa. Esses suportes fixos podem ser monopés ou tripés, sendo os últimos mais vulgares e permitindo realizar os mais diversos movimentos de câmara. Vale a pena referir, porém, que não devemos utilizar os tripés existentes no mercado para fotografia, uma vez que foram concebidos para um objeto fixo, que não necessita de efetuar movimentos sobre o seu eixo enquanto impressiona película ou grava em fita magnética. Os tripés para vídeo devem permitir movimentos suaves para os lados e para cima e para baixo, sem que o braço ou o suporte ofereça resistência, de modo a não surgirem “soluços” nas imagens. Regra geral, estes tripés utilizam um líquido na zona de fricção das peças, de modo a que a rotação das mesmas se faça suavemente: entre estes temos os tripés hidráulicos.
Microfones para câmara vídeo
A prática mais habitual em filmagens vídeo amadoras é utilizar o microfone incorporado na camara para a captação de som. Contudo, são diversos os inconvenientes que decorrem das evidentes limitações que o microfone da camara pode trazer em termos de qualidade, uma vez que quase sempre se torna impossível isolar um som face ao ambiente que nos rodeia a partir desse equipamento. A solução será, então, optar por utilizar um microfone extensível que será ligado à tomada existente na câmara pare esse efeito.
Note-se, porém que nem todas as câmaras permitem essa ligação, pelo que é necessário verificar previamente se isso é possível. Em caso afirmativo, poderemos então escolher o tipo de microfone mais apropriado para a cena que queremos filmar: se um microfone unidirecional, que capta primordialmente os sons ou ruídos emitidos na sua direção, e é ideal para captar conversas individuais ou em grupo; os microfones multidireccionais permitem captar os sons ambiente, embora se deva ter em atenção que o ruído do tráfego tende a sobrepor-se aos sons naturais; o microfone de lapela pode em geral ser facilmente disfarçado, usando-se geralmente para entrevistas ou registar vozes fora do campo de visão, especialmente em exteriores; por fim, podemos ainda encontrar microfones superdireccionais, que permitem isolar um indivíduo num grupo ou um determinado som face ao ruído de fundo. Mas para que se capte o som de uma determinada cena, sobretudo se se tratar de uma conversa entre personagens, com melhor qualidade do que se o fizéssemos com o microfone incorporado, poderemos utilizar uma “girafa”, ou seja, um braço extensível, por exemplo um suporte de microfone com um só pé ou uma vara comprida onde se possa prender um microfone numa das pontas, suspendendo-o por cima do ângulo de visão da câmara e aproximando assim o microfone das personagens que estão a falar. Tudo poderá depender da capacidade de improvisação da produção do projeto vídeo que se pretende realizar.
Microfone Unidirecional

Microfones multidireccionais










softwares de edição vídeo


ulead videostudio 10
Ulead Vídeo Studio torna a tarefa de editar vídeos tão divertidas como filmá-los.Com os recursos de fácil uso do programa, usuários de primeira viagem podem criar vídeos com aparência profissional. Comece gravando um vídeo através de sua câmara ou TV. Depois remova partes que você não quer e adicione sua própria trilha sonora, narração, título e efeitos. Possui um tutorial em vídeo que o ajudará a aprender a usar o programa. Ótimo para compartilhar seus trabalhos em fita VHS, DVD e Vídeo CD na Internet. A nova versão permite criar filmes em DVDs com temas personalizados incluindo mais de 20 templates incluindo músicas, títulos e efeitos de transição.Seu editor agora conta com criação de menus, animações em flash, distorções em vídeos e muito mais, baixe e crie seus próprios vídeos.
 mainactor v5.5
O MainActor é um software profissional (proprietário) para trabalhos com edição de vídeo. Possui interface e operacionalidade semelhante ao Adobe Premiere (baseada em trilhas de áudio e vídeo).A captura de imagem pode ser extraída através de câmaras de vídeos digitais via firewire sem nenhuma dificuldade. Sem contar na interface simples e amigável.
adobe premiere pro 1.5
Ferramenta sofisticada e cara para criação e edição de vídeos digitais não lineares de alta qualidade. Possui ferramentas para realizar edição em tempo real, garantindo o controlo preciso de todos os aspetos de produção, com performance espetacular no Windows XP.


Links:


Captura de video 

Zoom - out


Panorâmica 


Zoom in









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