1826 - Aparecimento da primeira fotografia

A primeira fotografia é uma imagem produzida em 1826 pelo francês Joseph Nicéphore Niépce, numa placa de estanho coberta com um derivado de petróleo fotossensível chamado Betume da Judeia. A imagem foi produzida com uma câmera, sendo exigidas cerca de oito horas de exposição à luz solar.
1878 - Fotografia em movimento

1889 - O som e a imagem

1895 - Aparecimento do cinema
Surgimento do cinema com a invenção dos irmãos Lumière, em Paris. A técnica foi desenvolvida para fins científicos e tornou-se peça fundamental do imaginário coletivo do século XX.
1942 - Aparecimento da televisão

Desde o inicio do século XIX, os cientistas estavam preocupados com a transmissão de imagens à distância. E foi com a invenção de Alexander Bain, em 1942, que se obteve a transmissão telegráfica de uma imagem (fac-símile), actualmente conhecido como fax.
1956 - Aparecimento do video
Foi com a invenção de um gravador capaz de registar as imagens eletrónicas, ou sinais vídeo, que apareceu este novo sistema de comunicação
É claro que estes meios no início só eram acessíveis a instituições muito limitadas, lembrem-se que este é um dos mais potentes meios de comunicação, o que significa que é eleito para veicular ideologias, logo na terra do tio Sam o controlo era e é o preço. O vídeo, é uma tecnologia de processamento de sinais eletrónicos, analógicos ou digitais, para capturar, armazenar e transmitir ou apresentar uma sucessão de imagens com impressão de movimento. A aplicação principal da tecnologia de vídeo resultou na televisão, com todas as suas inúmeras utilizações, seja no entretenimento, na educação, engenharia, ciência, indústria, segurança, defesa, artes visuais.O termo vídeo ganhou com o tempo uma grande abrangência. Chama-se também de vídeo uma gravação de imagens em movimento, uma animação composta por fotos sequenciais que resultam em uma imagem animada, e principalmente as diversas formas de gravar imagens eletronicamente em fitas (analógicas ou digitais).
Camara de vídeo
Uma camara de vídeo é um objeto que já utilizamos há bastante tempo, para recordar momentos importantes, ou que nos digam algo.Este objeto tem a capacidade de captar imagens em tempo real, mas não capta só imagens, tem a enorme capacidade de registar todos os movimentos e sons que estão á sua volta e que consegue alcançar. Para as camaras de filmar conseguirem captar esses movimentos, são necessários milhares e milhares de fotografias para que se obtenha o resultado esperado (movimento). A camara foi muito importante, tanto para as pessoas que queriam recordar batizados, casamentos, etc., como para a história do cinema .Não observamos só a imagem pelo monitor da camara em si, mas também por um monitor de computador ou numa televisão se estiverem ligados de alguma forma, a camara atingiu um ponto muito alto na tecnologia porque é possível ter muita facilidade com isto tudo.Temos um botão para proceder com a filmagem, um botão que se pode parar a filmagem, e um botão para acabar de filmar. Também temos um facto que nos indica quantos minutos tem a nossa filmagem.
Tipo de Camaras

dsr-400:
3-CCDs 2/3 polegadas tipo PowerHAD EX CCD 4:3. Apresenta
agora painel LCD de 2.5 polegadas de movimento livre (semelhante ao que já é
aplicado nas câmaras de menor porte como DSR-PD170, HVR-Z1 …), slot para Memory
Stick, botões com funções programáveis pelo utilizador e visor eletrónico da
capacidade da bateria.
dsr-450ws:
3-CCDs 2/3 polegadas tipo PowerHAD EX CCD 16:9 (Widescreen),
permitindo gravações tanto em 4:3 como em 16:9. Além de todas as
características apresentadas pelo modelo DSR-400, a DSR-450WS oferece o modo de
trabalho em 24P (23.976P) modo progressivo com pull-down 2-3, gamma
seleccionável e slow shutter.
Sistemas de Gravação
Primeiros aparelhos:

A Sony criou o formato conhecido como Betamax lançando-o no mercado dos EUA em Novembro de 1975. A novidade estava em usar uma fita de 1/2 polegada de largura que ao ser extraída do cassete envolvia as cabeças de gravação e leitura de uma maneira que a troca de informação fosse maior, com consequente reflexo na qualidade da imagem. O Betamax possuía originalmente um tempo de gravação de 1 hora por fita que após a chegada de concorrentes passou a 2 horas por fita. Por causa de uma política de exclusividade da Sony o Betamax foi franqueado para poucas empresas entre elas a Sanyo e a NEC.Em 1976 surgiu um formato concorrente lançado pela JVC conhecido como Video Home System, o VHS, também com fitas de 1/2 polegada que logo foi franqueado para outras empresas como a Matsushita (Panasonic), Sharp, Zenith, RCA, o que acelerou sua difusão pelo mundo. O VHS possuía um tempo de gravação de duas horas.Durante vários anos estes dois formatos concorreram pela preferência do consumidor. O formato VHS aos poucos prevaleceu a ponto de ao longo dos anos a Sony ficar isolada como única fabricante de aparelhos Betamax até que ela própria encerrou a fabricação deste tipo de aparelho e adotou o padrão VHS.
os suportes de gravação de vídeo
Analógicos
VHS
– É um formato de vídeo analógico normalmente utilizado pelas videocassetes
(VCR). Tem como grande vantagem, poder retirar-se a fita e coloca-la na
videocassete para vermos o que foi gravado, mas podemos ver isto, mesmo após a
filmagem. Como desvantagem tem o tamanho da fita, pois obriga a que as câmaras
sejam grandes. A resolução de imagem é de 230 a 250 linhas horizontais.
VHS-C
– É um formato do mesmo tipo de do VHS padrão, só que possui fitas mais
compactas, permitindo que as câmaras sejam mais pequenas. Tem como desvantagem
o tamanho menor da fita o que reduz
também o tempo de gravação, este cai de 30 a 45 minutos de gravação. No
entanto, é exequível alcançarmos os 60 ou 90 minutos de gravação no modo
extendido mas com perda de qualidade;
Super
VHS – Este tipo de câmaras são do mesmo tamanho das VHS padrão, apenas oferecem
mais qualidade . As fitas Super VHS não se produzem nos
aparelhos de videocassete VHS (podemos assistir aos vídeos, ligando a câmara à
TV);
Super
VHS-C – é mais compacta e tem muita mais qualidade.
8
mm – Utilizam fitas do tamanho das de cassetes de áudio sendo também mais
juntas que os outros tipos. A qualidade da imagem é um pouco melhor que da VHS
Hi-8
– Estas câmaras são idênticas às 8mm, apensa se podem diferenciar pela sua
qualidade .
Digitais
Mini
DVD – As câmaras deste formato são muito comprimidas e cabem até na palma da
mão. Possuem uma qualidade de imagem superior às analógicas, chegando a ter 520
linhas de resolução horizontal. Conectam-se a computadores para transferir
imagens e tiram fotos como câmaras fotográficas digitais.
DVD
– Estas câmaras são juntas como as MINI DV, porém a diferença está na
utilização de mídias de DVD para gravar os filmes;
HDD
– Comprimidas como os outros modelos, contudo, utilizam um disco rígido para
gravar as imagens.
Estúdio de Gravação

Acessórios vídeo e áudio
Fitas,
CD, DVD, transcodificador transcoder, limpadores de leitores de CD/DVD,
adaptadores, conectores, cabos, extensores repetidor de sinal para controle
remoto, eliminadores de pilhas e baterias, antenas e sintonizadores,
microfones, atenuadores de volume, apoios anti-vibração, home theater,
amplificadores, conversores de mídia, molduras, bases, canaletas, colunas,
racks, pedestais, retroprojector, mesa, tripé para tela, porta aparelhos de
áudio, torre duplicadora, protectores auriculares, espuma para microfone,
estabilizadores, conversores de energia, distribuidores de sinal.
tripés

Microfones para câmara vídeo
A prática mais habitual em filmagens vídeo amadoras é utilizar o microfone incorporado na camara para a captação de som. Contudo, são diversos os inconvenientes que decorrem das evidentes limitações que o microfone da camara pode trazer em termos de qualidade, uma vez que quase sempre se torna impossível isolar um som face ao ambiente que nos rodeia a partir desse equipamento. A solução será, então, optar por utilizar um microfone extensível que será ligado à tomada existente na câmara pare esse efeito.
Note-se, porém que nem todas as câmaras permitem essa ligação, pelo que é necessário verificar previamente se isso é possível. Em caso afirmativo, poderemos então escolher o tipo de microfone mais apropriado para a cena que queremos filmar: se um microfone unidirecional, que capta primordialmente os sons ou ruídos emitidos na sua direção, e é ideal para captar conversas individuais ou em grupo; os microfones multidireccionais permitem captar os sons ambiente, embora se deva ter em atenção que o ruído do tráfego tende a sobrepor-se aos sons naturais; o microfone de lapela pode em geral ser facilmente disfarçado, usando-se geralmente para entrevistas ou registar vozes fora do campo de visão, especialmente em exteriores; por fim, podemos ainda encontrar microfones superdireccionais, que permitem isolar um indivíduo num grupo ou um determinado som face ao ruído de fundo. Mas para que se capte o som de uma determinada cena, sobretudo se se tratar de uma conversa entre personagens, com melhor qualidade do que se o fizéssemos com o microfone incorporado, poderemos utilizar uma “girafa”, ou seja, um braço extensível, por exemplo um suporte de microfone com um só pé ou uma vara comprida onde se possa prender um microfone numa das pontas, suspendendo-o por cima do ângulo de visão da câmara e aproximando assim o microfone das personagens que estão a falar. Tudo poderá depender da capacidade de improvisação da produção do projeto vídeo que se pretende realizar.
Microfone Unidirecional
Microfones multidireccionais
softwares
de edição vídeo
ulead
videostudio 10

mainactor v5.5
O
MainActor é um software profissional (proprietário) para trabalhos com edição
de vídeo. Possui interface e operacionalidade semelhante ao Adobe Premiere
(baseada em trilhas de áudio e vídeo).A captura de imagem pode ser extraída
através de câmaras de vídeos digitais via firewire sem nenhuma dificuldade. Sem
contar na interface simples e amigável.
adobe
premiere pro 1.5
Ferramenta
sofisticada e cara para criação e edição de vídeos digitais não lineares de
alta qualidade. Possui ferramentas para realizar edição em tempo real,
garantindo o controlo preciso de todos os aspetos de produção, com performance
espetacular no Windows XP.
Links:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fotografia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Eadweard_Muybridge
http://ruialmas.blogspot.pt/2011/06/o-aparecimento-do-som-no-cinema_11.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_cinema
http://www.notapositiva.com/pt/trbestprof/sistinform/10histtelev.htm
http://www.prof2000.pt/users/pcavaco/nova%20pasta/doc/o%20abc%20do%20audio%20visual-104.htm
http://www.slideshare.net/tiagorclopes/evoluo-das-tecnologias-audiovisuais-1130251
http://www.prof2000.pt/users/pcavaco/nova%20pasta/doc/o%20abc%20do%20audio%20visual-104.htm
Captura de video
Zoom - out
Panorâmica
Zoom in
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